Slide # 1
Slide # 2
Slide # 3
Slide # 4
Slide # 5

10 de abril de 2015

Primeiros passos - Sobre Controle de Versão

Sobre Controle de Versão

O que é controle de versão, e por que você deve se importar? O controle de versão é um sistema que registra as mudanças feitas em um arquivo ou um conjunto de arquivos ao longo do tempo de forma que você possa recuperar versões específicas. Mesmo que os exemplos desse livro mostrem arquivos de código fonte sob controle de versão, você pode usá-lo com praticamente qualquer tipo de arquivo em um computador.
Se você é um designer gráfico ou um web designer e quer manter todas as versões de uma imagem ou layout (o que você certamente gostaria), usar um Sistema de Controle de Versão (Version Control System ou VCS) é uma decisão sábia. Ele permite reverter arquivos para um estado anterior, reverter um projeto inteiro para um estado anterior, comparar mudanças feitas ao decorrer do tempo, ver quem foi o último a modificar algo que pode estar causando problemas, quem introduziu um bug e quando, e muito mais. Usar um VCS normalmente significa que se você estragou algo ou perdeu arquivos, poderá facilmente reavê-los. Além disso, você pode controlar tudo sem maiores esforços.

Sistemas de Controle de Versão Locais

O método preferido de controle de versão por muitas pessoas é copiar arquivos em outro diretório (talvez um diretório com data e hora, se forem espertos). Esta abordagem é muito comum por ser tão simples, mas é também muito suscetível a erros. É fácil esquecer em qual diretório você está e gravar acidentalmente no arquivo errado ou sobrescrever arquivos sem querer.
Para lidar com esse problema, alguns programadores desenvolveram há muito tempo VCSs locais que armazenavam todas as alterações dos arquivos sob controle de revisão (ver Figura 1-1).

Figura 1-1. Diagrama de controle de versão local.
Uma das ferramentas de VCS mais populares foi um sistema chamado rcs, que ainda é distribuído em muitos computadores até hoje. Até o popular Mac OS X inclui o comando rcs quando se instala o kit de ferramentas para desenvolvedores. Basicamente, essa ferramenta mantém conjuntos de patches (ou seja, as diferenças entre os arquivos) entre cada mudança em um formato especial; a partir daí qualquer arquivo em qualquer ponto na linha do tempo pode ser recriado ao juntar-se todos os patches.

Veja o tutorial completo acessando o site OFCIAL clicando na imagem abaixo:
Git Primeiros Passos
 




Fonte: (Git-scm.com)