Slide # 1
Slide # 2
Slide # 3
Slide # 4
Slide # 5

18 de abril de 2014

Dicas de como criar uma tabela no Excel que calcule automaticamente o percentual das faltas e o aproveitamento mensal dos funcionários de uma empresa ou qualquer outro tipo de percentual simples.


Crie uma tabela com quatro colunas. No exemplo, foi criada uma com o nome do funcionário, as horas trabalhadas, as horas que o profissional está devendo e o aproveitamento percentual no mês. Em seguida, preencha a tabela de horas trabalhadas de cada funcionário de acordo com os dados da empresa.

Reprodução
Na coluna de "Horas devendo", será calculado, com base em um número mínimo de horas que o empregado deve cumprir, quantas ele ficou devendo no mês. Para isso, utilize a fórmula =(número mínimo de horas-célula das horas trabalhadas). No exemplo, ficou =(176-E6).
Você pode copiar e colar uma fórmula em diferentes células: ao fazer isso, os dados modificam-se de acordo com a linha ou coluna onde foram inseridas. Para copiar, clique na célula e use o comando Ctrl + C (não copie a fórmula, mas sim a própria célula). Em seguida, cole esta célula em outra célula usando Ctrl + V.
Reprodução
Antes de passar para a coluna do aproveitamento percentual, uma dica que pode auxiliar a leitura da tabela é criar campos de comentários. Para fazer isso, clique com o botão direito e escolha "Inserir comentário". 
Reprodução
Na coluna de "Aproveitamento", será utilizada uma fórmula baseada no número de horas mínimas de trabalho (se ele trabalhou esse exato valor, terá 100% de aproveitamento). Antes de fazer isso, porém, classifique os futuros resultados como porcentagem. Selecione as células da coluna e troque na barra de ferramentas o campo "Geral" para "Porcentagem".
Reprodução
Agora é hora de inserir a fórmula. No exemplo, ficou =(E4*100)/176/100). Considere que E4 é a célula referente às horas trabalhadas, enquanto 176 representa o número de horas mínimas que o profissional deve cumprir. Esse número pode ser alterado de empresa para empresa.
Após inserir, copie e cole essa célula em outras da mesma coluna, para transferir a fórmula (não copie a fórmula, mas sim a própria célula).
Quando a tabela estiver completa, a tabela ficará assim. E você ainda pode incluir comentários para facilitar a organização.
                                                                                                                (Fonte: Uol)