Os CEOs da indústria de redes engordaram o porquinho no ano passado. Sabemos disso porque a SEC (Securities and Exchange Comission), órgão que regula o mercado americano de capitais, criou regras para tornar mais difícil às empresas públicas serem evasivas em relação ao salário que pagam para seus executivos, o que as obriga a detalhar exatamente de quanto são os pagamentos de seus principais executivos.
Reunimos as informações em ordem decrescente – do menor para o mais generoso da lista. Confira quanto custaram os líderes de algumas das maiores empresas de tecnologia para o mercado no ano passado – somando salários, bônus, recompensa de ações e outros gastos para seus empregadores.
Nome: Eric Schimidt
Cargo: CEO
Empresa: Google
Compensação total: 557,46 mil dólares
Pelo terceiro ano na lista, Schimidt optou por um salário de um dólar (como os fundadores da empresa, Larry Page e Sergey Brin). Sua compensação total em 2006 atingiu 557.466 dólares, mas 95% disso estava relacionado com despesas ligadas à segurança pessoal. O cálculo também inclui 1.723 dólares em bônus que Schimidt ganhou no ano passado, quando o Google concedeu o benefício em um feriado para todos os funcionários.
Nome: Mike Zafirovski
Cargo: Presidente e CEO
Empresa: Nortel Networks
Compensação total: 8,3 milhões de dólares
O presidente e CEO da Nortel recebeu uma compensação total em 2006 de 8,3 milhões de dólares. No mesmo ano, a empresa ampliou o faturamento em 9% e chegou a 11,4 bilhões de dólares, com um lucro de 28 milhões de dólares – se comparado aos 2,6 bilhões de perdas em 2005, quando a Nortel foi atingida com 2,5 bilhões de dólares em despesas litigiosas relacionadas a ação dos acionistas. A compensação de Zafirovski inclui 1,2 milhão de dólares de salário, 1,9 milhão de dólares em recompensa por ações, 2,3 milhões de dólares em opções de ação e 1,2 milhão de dólares em um plano de incentivos não ligado a ações.
Nome: Paul Otellini
Cargo: Presidente e CEO
Empresa: Intel
Compensação total: 9,8 milhões de dólares
O CEO Paul Otellini custou para a Intel 9,8 milhões de dólares em 2006, um ano difícil para a companhia. A receita caiu 9% e chegou a 35,4 bilhões de dólares e o lucro líquido foi de 5 bilhões de dólares, o que representou queda de 43% sobre o ano anterior. A compensação total de Otellini inclui 700 mil dólares em salário, 352 mil dólares em recompensa por ações, 6,7 milhões em opções de ação e 1,8 milhão em compensação por planos de incentivo não patrimoniais. O ganho total em 2006 caiu 20% se comparado a 2005, quando a compensação foi de 12,2 milhões de dólares.
Nome: Michael Jordan
Cargo: presidente do conselho e CEO
Empresa: Eletronic Data Systems
Compensação total: 13,6 milhões de dólares
A compensação de Jordan chegou ao auge em 2006, ano em que a EDS viu seu lucro líquido mais do que dobrar e atingir 470 milhões de dólares e a receita crescer 8%, chegando a 21,3 bilhões de dólares. Os ganhos do CEO incluem 1 milhão de dólares de salário, 3,2 milhões em recompensa por ações, 6,8 milhões em opções de ação e 1,4 milhão de dólares em compensação por plano de incentivos não patrimoniais.
Nome: Edward Zander
Cargo: Presidente do conselho e CEO
Empresa: Motorola
Compensação total: 14 milhões de dólares
A compensação total de Zander em 2006 atingiu 14 milhões de dólares. No mesmo ano, as vendas da Motorola cresceram 22% e chegaram a 42,9 bilhões de dólares, mas os ganhos caíram 20% e chegaram a 3,7 bilhões de dólares, o que resultou no corte de 3,5 mil profissionais. O cálculo de sua compensação inclui 1,5 milhão de dólares em salários, 2,5 milhões de dólares em ganhos por ação, 7,8 milhões de dólares em opções de ação e 1,3 milhão de dólares em compensação por plano de incentivos não patrimoniais, além de 552 mil devido a mudanças no valor de pensão e ganhos de compensação adiados.
Nome: Richard Notebaert
Cargo: Presidente do conselho e CEO
Empresa: Qwest Communications
Compensação total: 16,5 milhões de dólares
O executivo da Qwest Communications extraiu 16,5 milhões de dólares em compensações em 2006. O valor inclui 1,1 milhão de dólares em salário, 5 milhões em ganhos por ação, 3,3 milhões em opções de ação, 4,1 milhões em compensação por plano de incentivos não patrimoniais e 2,2 milhões em mudanças no valor da pensão. O faturamento da Qwest subiu ligeiramente no mesmo ano, 1% acima dos 13,9 bilhões de dólares do ano anterior, e a companhia reverteu 779 milhões de dólares em perdas em 2005 para um lucro líquido de 593 milhões de dólares em 2006.
Nome: Joseph Tucci
Título: Presidente do conselho e CEO
Empresa: EMC
Compensação total: 20,2 milhões de dólares
A compensação de Tucci em 2006 totalizou 20,2 milhões de dólares. O total inclui 1 milhão de dólares de salário, 10,1 milhões de dólares em ganhos por ação, 7,6 milhões de dólares por opções de ação e 1,4 milhão de dólares em compensação por plano de incentivos não patrimoniais. No mesmo ano, o faturamento da EMC subiu 15% e foi de 11,2 bilhões de dólares, com lucro líquido 8% superior, de 1,2 bilhões de dólares.
Nome: Ivan Seidenberg
Cargo: Presidente do conselho e CEO
Empresa: Verizon Communications
Compensação total: 21,3 milhões de dólares
Seidenberg é o alvo da ira do CIO da entidade sindical AFL graças ao seu pacote de compensação de 21,3 milhões de dólares em um ano em que o faturamento da empresa subiu 27% e somou 88 bilhões de dólares, além de registrar lucro líquido de 6,2 bilhões de dólares – aumento de 16%. A federação trabalhista anunciou em abril que vai dar foco à governança corporativa da Verizon, que deixou o CEO Ivan Seidenberg receber mais do que 109 milhões nos últimos cinco anos, enquanto o retorno aos acionistas foi 5% menor. A compensação do executivo em 2006 inclui 2,1 milhões de dólares em salários, 13,1 milhões de dólares em recompensa por ações e 4,3 milhões em compensação por plano de incentivos não patrimoniais.
Nome: Gary Forsee
Cargo: Presidente do conselho, presidente e CEO
Empresa: Sprint Nextel
Compensação total: 21,3 milhões de dólares
A compensação total de Forsee em 2006 atingiu 21,3 milhões de dólares. O valor inclui 1,4 milhão de dólares em salários, 10,1 milhões de dólares em recompensa com ações, 8,4 milhões de dólares em opções de ação e 1,2 milhão de dólares devido a mudanças no valor da pensão e ganhos por compensação não deferidos. No ano passado, a Sprint Nextel teve aumento no faturamento de 43%, o que representa 41 bilhões de dólares. No entanto, o lucro líquido demoronou 26% e foi de 1,3 bilhão de dólares.
Nome: Samuel Palmisano
Cargo: Presidente do conselho, presidente e CEO
Empresa: IBM
Compensação total: 24,5 milhões de dólares
Palmisano ganhou 1,75 milhão de salário junto com 6,5 milhões de dólares em recompensa por ação , 6,4 milhões de dólares em ganhos por opções de ação e 5 milhões de dólares em compensação por plano de incentivos não patrimoniais. Mudanças no plano de retenção e valores de pensão (3,9 milhões de dólares) somado a 923 mil dólares em outras áreas levaram sua compensação total em 2006 chegar a 24,5 milhões de dólares. No mesmo ano, a receita da IBM cresceu 3% e chegou a 91,4 bilhões de dólares, com um aumento nos ganhos brutos de 5%.
Nome: Edward Whitacre Jr.
Cargo: Presidente do conselho e CEO
Empresa: AT&T
Compensação total: 60,7 milhões de dólares
A sorte de Whitacre com 60,7 milhões de dólares começa com um salário de 2,1 milhões de dólares e ganhou um grande impulso de 46,8 milhões de dólares com os ganhos por ação. Os outros fatores que contribuíram para a compensação total do executivo incluem 6,8 milhões de dólares em compensação por plano de incentivos não patrimoniais e 4,5 milhões devido a mudanças no valor das pensões e ganhos não quantificados e deferidos. Apoiado pela compra da BellSouth, a AT&T conduziu sua receita para um aumento de 44%, fazendo chegar a 63 bilhões de dólares. O lucro líquido também cresceu (54%) e totalizou 7,3 bilhões em 2006.
Nota do editor: Para chegar ao valor das compensações totais dos executivos, a NetworkWorld, dos EUA, conferiu o “quadro sumário de compensação” que aparece nos relatórios das companhias como ditado pelas regras da SEC.
Fonte: (www.universitario.com.br)