A internet foi criada pelos militares dos EUA, durante a Guerra Fria, com o objetivo de ser algo totalmente diferente do que é atualmente. A idéia era apenas a troca e o compartilhamento de informações sigilosas, para descentralizá-las, de modo que não fossem perdidas ou tomadas diante de um possível ataque inimigo.
Hoje, a web é um dos motores que movem o mundo. Através dela nós lemos nosso e-mail, realizamos transações bancárias, conhecemos pessoas e compramos produtos. Até crimes são cometidos por ela! Com esse crescimento monstruoso veio o avanço tecnológico, permitindo pessoas com conhecimentos básicos criarem sites e blogs na rede sem nenhuma preocupação em como isto seria estruturado.
Para evitar esse descontrole é que foi criado o W3C, consórcio internacional cuja missão é Conduzir a World Wide Web para que atinja todo seu potencial, desenvolvendo protocolos e diretrizes que garantam seu crescimento de longo prazo. Com isso surgiu também a engenharia web, área que trabalha em busca dos melhores métodos e práticas para o desenvolvimento ordenado e seguro da internet.
Profissionais de diversas áreas podem atuar como engenheiros web, pois esta área engloba todo o processo de criação e desenvolvimento de um sistema ou aplicação web, desde o conceito, passando pela arquitetura da informação, design, interação, sistemas até a finalização.