Pare 5 minutos e pense nas alterações que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) trouxeram à sua vida. Já pensou nas alterações que a Internet trouxe ao seu dia-a-dia? No que seria a sociedade actual sem as TIC? Pois, de fato, é difícil imaginar tal cenário. As TIC estão presentes nos filmes que vemos, nos carros que conduzimos, nos
hospitais que frequentamos, nos negócios que conhecemos e até nas relações que temos com o governo e com os nossos amigos.2. A informática oferece várias saídas profissionais
A Informática associa-se com a inovação e consequentemente com a competitividade nacional. A aplicação de futuros desenvolvimentos na área da informática terá um impacto cada vez maior no meio envolvente, potenciando o aumento da procura e a diversificando as várias saídas profissionais.
3. A informática é uma área onde há grande taxa de empregabilidade
A procura de técnicos especializados em Informática é uma realidade. Num estudo efectuado pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino e publicado em Novembro de 2008 a Informática aparece como a área com maior empregabilidade. A IBM, em 2008 apontavou a necessidade de um crescimento de 51% de especialistas em TIC até ao final de 2009.
4. A informática não é apenas tecnologia
Trabalhar em Informática é fazer parte de uma equipa que necessita de pessoas com diferentes perfis de conhecimento e que exige competências técnicas, criatividade e imaginação.
5. A informática dá uma preparação académica reconhecida
Um número crescente de empregadores reconhece nos jovens oriundos de cursos de Informática o desenvolvimento de competências hoje tão necessárias às empresas.
6. A informática abre horizontes profissionais
Uma licenciatura em Informática desenvolve as competências para a resolução de problemas e pensamento lógico que servirão de vantagem competitiva numa carreira profissional, qualquer que seja a área que venha a escolher.
7. A informática não tem limites
A Informática é uma daquelas áreas de conhecimento onde é quase impossível, hoje, predizer o que acontecerá amanhã.
Fonte: http://www.uportu.pt/