Alguma vez você já teve que abrir e fechar várias planilhas
diferentes para que pudesse somar diferentes valores espalhadas entre
elas? Hoje aprenderemos como fazer isso da forma menos trabalhosa
possível, você fará tudo na mesma planilha em que estiver trabalhando.
Mais facilidade e produtividade para o seu dia a dia.
Veja também a postagem sobre como Criar gráficos no excel
Importante:
Para assimilar o que será passado na aula de hoje e executar os passos
propostos, é importante que você tenha definido claramente o significado
de alguns termos. Portanto, não confunda "Pasta de trabalho" com
aquelas pastas de seu computador, nas quais você guarda seus arquivos
como músicas, documentos, fotos, vídeos, etc. Pasta de trabalho para o
programa é o arquivo do Excel em si onde estão inseridas as planilhas.
Planilhas são aquelas várias abas lá embaixo, cada uma contendo suas
milhares de células.
Agora que esclarecemos os pontos que poderiam gerar conflito, vejamos nosso exemplo:
Repare que é uma pasta de trabalho contendo várias planilhas
e em cada uma delas há dados referentes a um estado da federação,
contendo a quantidade de vendas para cada mês do ano e por fim o
somatório do período. Mas e se um gestor quiser somar todos os 'totais'
de cada estado para saber qual o total de sua empresa para aquele ano? Ensinaremos agora como fazer isso.
Primeiramente, é importante que a célula do 'Total' esteja
no mesmo local em todas as planilhas, neste caso em C18.
Atendendo estes
pré-requisito vamos agora inserir a função que vai efetuar a somados
valores. Para ficar mais organizado vamos criar uma nova planilha e chama-la de Total. Lá inseriremos a função =SOMA(RS:RJ!C18) Veja como fica:
Repare que ao colocarmos o nome da primeira planilha (RS) e o nome do último (RJ) e entre eles o sinal de somar tudo no intervalo (:) o Excel pegou todos os valores entre essas planilhas, incluindo elas próprias, na célula C18 (fixada pelo símbolo !) e nos retornou o valor total.
Veja
que podemos deixar ela mais bonita visualmente, vamos inserir os
valores totais de cada estado na última planilha para deixar ela assim:
Para fazer isso é preciso referenciar os totais de cada estado. Para o RS será
=SOMA(RS!C18), para SC será =SOMA(SC!C18), etc.
Pronto, aprendemos a somar valores de diferentes planilhas. E o
melhor de tudo: Caso você edite algum dado em qualquer das planilhas, o
total será automaticamente atualizado na planilha 'Total'.
Abaixo segue o download da planilha usada em aula.