A linguagem Python é uma das que mais crescem em popularidade e número de programas escritos. Desde dispositivos embarcados a servidores, o Python é suficientemente versátil para ser utilizado em todo tipo de aplicação.
Python é uma linguagem de programação de alto nível4 , interpretada, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991.1 Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. Apesar de várias partes da linguagem possuírem padrões e especificações formais, a linguagem como um todo não é formalmente especificada. O padrão de facto é a implementação CPython.
Acesse o site Python Brasil e conheça mais.
A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e pormódulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.
Construções
Construções de Python incluem: estrutura de seleção (if, else, elif); estrutura de repetição (for, while), que itera por um container, capturando cada elemento em uma variável local dada; construção de classes (class); construção de subrotinas (def); construção de escopo (with), como por exemplo para adquirir um recurso.
Tipos de dado
A tipagem de Python é forte, pois os valores e objetos têm tipos bem definidos e não sofrem coerções como em C ou Perl. São disponibilizados diversos tipos de dados nativos:
Python tem um amplo campo de atuação, seja para criar aplicações web, desktop ou mobile, e devido a gama de oportunidades que oferece, a cada dia cresce o número de pessoas interessadas em aprendê-lo, porém esse aprendizado pode ser difícil se não tiver os caminhos corretos, alongando o processo e perdendo tempo precioso. Nesse artigo irei mostrar algumas alternativas que tenho certeza que em alguma delas você irá encontrar o modelo ideal de ensino.
O que é bacana da linguagem são as comunidades, pessoas que tem o desejo de compartilhar seus conhecimentos, e em grande parte são gratuitos e de ótima qualidade. Python para quem deseja aprender a programar é frequentemente indicada pois sua sintaxe é simples e fácil de se entender, por menor que seja seu conhecimento sobre programação.
Conselho:
Primeiro acho bem legal você ouvir esse podcast sobre Python, nele irão comentar sobre a linguagem, uma introdução ótima – http://migre.me/cWcDh , logo depois assista esses vídeos tutorias do Osvaldo Santana, dão uma boa base sobre tipos de dados e lógica de programação – http://migre.me/cWcDU
Quando se sentir mais a vontade, tente ler esse livro, dá passo a passo facilmente, dando dicas bem legais, infelizmente é em inglês – http://migre.me/cWcGl e quando já tiver confiança, veja esse site, te ensina a criar um site rapidamente com Web2py, mostrando metodologias e boas práticas http://migre.me/cWcIW.
Acredito que com essas etapas ao final você será uma pessoa capaz de criar poderosos aplicativos com facilidade, esses links dão uma base bem legal sobre abordagem de programação. Mas claro que cada um tem sua forma de aprendizado, cabe cada um descobrir a melhor forma de se adaptar. Se caso os links que passei não achou interessante, me fale que te encaminho outras fontes que talvez possa te interessar.
Bons Estudos!
Fonte:(http://wiki.python.org.br/ e http://pt.wikipedia.org/wiki/Python)